Os jogos de videogame eram muito mais inocentes há algumas décadas. Não
controlávamos espartanos musculosos em busca de vingança ou mercenários
armados até os dentes. Ao invés disso, assumíamos o controle de um
garotinho que entregava jornais para arrecadar pontos. Um tema simples,
mas de qualidade inquestionável, afinal Paperboy se tornou um verdadeiro clássico, aclamado até hoje por milhões de gamers saudosistas.
Produzido pela Atari, Paperboy foi
originalmente lançado em 1984 para arcades e recebeu conversões para
diversas outras plataformas nos anos seguintes, sendo que uma das mais
memoráveis é a conversão para o Nintendinho, que chegou em 1988.
O game colocava o jogador no papel de um moleque cuja missão era
entregar jornais enquanto andava de bicicleta. Obviamente, as coisas não
são assim tão simples, pois as ruas da cidade estão cheias de
obstáculos como cachorros, bueiros, hidrantes, motoristas apressadinhos,
operários realizando obras e muito mais.
Além de todos os perigos que uma rua movimentada lhe reservava, o
jogador ainda devia se preocupar em entregar os jornais nas casas certas
– de preferência acertando na caixa de correio para uma pontuação
perfeita. Se você errasse a mira, podia acabar quebrando uma janela, o
que geralmente deixava o proprietário um pouco nervoso.
Mesmo não sendo nenhum RPG, Paperboy apresentava 3 finais diferentes,
podendo acabar em sucesso ou demissão, dependendo do seu desempenho.
Cada fase do game correspondia a um dia da semana, com o trajeto ficando
sempre mais difícil. Fazer boas entregas significava novos assinantes
para o jornal (e consequentemente, mais pontos), mas se você deixasse
algum leitor na mão, ele poderia não só cancelar a assinatura, como sair
correndo atrás de você.
Paperboy é o tipo de jogo que poderia ser frustrante
nas primeiras partidas, mas o sucesso de uma entrega perfeita era
extremamente recompensador. O game ganhou algumas sequências (umas bem
estranhas, como o Paperboy 64), mas clássica mesma é sua versão original nos arcades, desafiadora, divertida e viciante como um bom game dos anos 80 devia ser.
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